Publicações do Rei
logotipo monocromático

O que é a versão negativa e positiva do logotipo? Vem com o Rei que ele te explica.

O Blog do Rei hoje aborda um importante tema da identidade visual de uma marca, a versão positiva e negativa de um logotipo, também conhecida como monocromática.

Como o próprio nome já diz, monocromática significa “uma única cor” e, a partir de agora, você vai ficar por dentro de como utilizar essa importantíssima técnica do design. Vamos lá?

Em algum momento você já deve ter visualizado o logotipo de uma famosa marca sem suas cores originais, mas sim todo preto ou todo branco, certo? Bom, em primeiro lugar é preciso dizer que não há nada de errado nisso, pois dependendo do local em que esse mesmo logotipo for aplicado, a melhor solução é trabalhar com ele todo preto ou todo branco. Um exemplo prático desse recurso pode ser visto nas marcas que patrocinam equipes de futebol.

A Crefisa, patrocinadora master da equipe de futebol do Palmeiras, tem o azul como a cor principal do seu logotipo. Bom, até aí tudo bem, só que a camisa principal do Palmeiras, por sua vez, é predominantemente verde. Pois bem, e agora, como fazer com que as duas cores coexistam em harmonia e ainda não desagradem patrocinado e patrocinador? Será que ficaria esteticamente interessante usar o azul em uma camiseta verde? Os torcedores desse clube gostariam de ver uma estampa de uma cor tão distinta daquelas usadas pelo seu time?

A solução encontrada pela marca em uma situação como essa é justamente recorrer à versão positiva ou negativa do logotipo, preservando sua identidade visual, além do reconhecimento da marca por parte do telespectador. A Crefisa, nesse caso, recorreu à versão negativa, estampando seu logotipo na cor branca, sobre a camiseta verde.

A mesma técnica pode ser comumente observada em camisetas de futebol de praticamente todos os times de futebol do Brasil e do mundo, e em outras diversas situações, como em aparelhos celulares, televisores, mídias sociais, impressos em geral, tudo isso a depender do resultado esperado e da superfície em que a aplicação for realizada.

Fiquem ligados em nossas futuras publicações, pois sempre lhe traremos novidades sobre o mundo do Rei!

SOBRE O REI

Rei dos Logotipos

O Rei dos Logotipos é autoridade na criação de marcas desde 2014, sendo responsável pelo desenvolvimento de mais de 3000 projetos. Confira nossos posts e encante-se com nossas criações.

POSTS RECENTES

Tags

Fale com o Rei para criar seu logo