De todas as áreas de atuação, nenhuma necessita mais de capricho do que o segmento de beleza! E ninguém entende mais de estética para negócios do que a área de Criação do Marketing.
Dentre todos os recursos visuais de um estabelecimento, o seu logotipo é um dos primeiros a aparecer para o cliente, seja no cartão de visita, na vitrine ou mesmo como um avatar no WhatsApp ou redes sociais.
Essa primeira impressão faz toda a diferença na identificação do cliente com a marca, podendo torná-la simplesmente atrativa ou não, de modo geral, ou servir estrategicamente como filtro, atraindo apenas o público-alvo desejado.
Por isso, os logotipos desenvolvidos para as marcas de beleza podem ser bastante detalhados, dependendo do tipo de negócio.
Você já deve ter percebido que, de alguns anos para cá, o mercado de beleza tem investido cada vez mais no público masculino, que não costumava ser seu principal alvo. Prova disso foi o aumento do número de barbearias que começaram a abrir as portas em ruas e shoppings, focadas exclusivamente nesse público.
As novas barbearias apostaram em uma identidade retrô com inspirações internacionais para atrair os homens, aliando tradição, globalização e um toque de sofisticação.
BARBER BOOM
GOLDSMITH’S BARBER
De forma similar foi desenvolvido o logotipo da Goldsmith’s Barber. Com mais ênfase na imagem, neste caso, o nome foi usado como complemento do logo, bem como os ícones retrôs no entorno. Em contraste com o antigo, a imagem central tem referências modernas como o barbeador elétrico, o pente, estilo de corte de cabelo, barba, tatuagens.
Um bom exemplo de logotipo que segmenta o público-alvo da marca para quem se identifica com o estilo apresentado.
NEW LOOK STUDIO HAIR
O New Look Studio Hair já apresenta uma linha de logotipo mais minimalista, moderna e neutra, justamente para não segmentar tanto o seu público-alvo. O símbolo da tesoura combinado com o nome “New Look” (novo olhar, estilo) e a tagline complementar “Studio Hair” (estúdio de cabelo) indicam a que se propõe o negócio e entende-se que é um salão de cabelereiro unissex, sem precisar de uma descrição minuciosa.
A segmentação do New Look é mais discreta, mostrando-se uma marca moderna e sofisticada pela referência a Nova Iorque (New York) do nome e a tesoura com o Empire State, edifício icônico da cidade norte-americana.
V’ITALY CAPELLI
LEVITÀ
O centro estético Levitá usa uma tipografia bem simples para fazer referência à leveza, levitação, idealizada para o nome. A cor rosada de fundo do logotipo e a alusão do “v” à uma flor, indicam um tipo de negócio mais voltado ao público feminino.
Agora que você sabe que pode traduzir visualmente a sua marca de beleza com todas as mensagens que deseja transmitir para os seus potenciais clientes em um logotipo, o próximo passo é dar aquela bela caprichada no briefing para o Rei e esperar a magia acontecer!
Depois é só se render aos elogios!